Dicas de saude

CÃIMBRA x BANANA

 

Para evitar a câimbra causada pelos exercícios físicos, fazer alongamentos e manter-se hidratado são atitudes essenciais. Ela pode ocorrer em qualquer músculo do corpo, mas é mais comum nos membros inferiores, como coxa e, principalmente, panturrilha. Então se a causa da câimbra for aquela depois do exercício, a banana pode até resolver, porque ela é rica em potássio e tem muita energia, carboidrato, água, na dieta habitual dos adultos e idosos normalmente é recomendada pelos especialistas. Mas é importante destacar que o íon geralmente deficiente na câimbra é o magnésio ou o cálcio, e não o potássio, como muitas pessoas acreditam então, que a banana pode ser boa, mas somente para alguns casos.

 

Uma banana média fornece um terço das necessidades diárias recomendadas de potássio. Cada banana contém cerca de 100 calorias, principalmente sob a forma de frutose e amido, que o corpo converte em energia. E por isso, um dos alimentos favoritos dos atletas, que a consideram um anabolizante natural. Mas a preferência dos atletas por bananas para combater as cãibras, dolorosas contrações involuntárias dos músculos, não é verdadeira. A banana por ter grande quantidade de potássio não alivia as cãibras, na verdade o sódio é responsável pelo desequilíbrio químico no músculo gerando as famosas cãibras.

 

Apesar de existirem muitas causas para cãibras musculares, grandes perdas de sódio e líquidos costumam serem fatores essenciais que predispõem atletas a cãibras musculares. O sódio é um mineral importante na iniciação dos sinais dos nervos e ações que levam ao movimento nos músculos. Por isso, um déficit desse elemento e de líquidos pode tornar os músculos sensíveis. Sob tais condições, uma leve tensão e um movimento subsequente podem fazer o músculo se contrair e se contorcer incontrolavelmente.

 

Consumir bebidas esportivas que contêm uma quantidade adequada de sódio também é uma maneira sutil de repor o sódio. Isotônicos contém 90 mg de sódio por 200 ml, a mesma quantidade de sódio em um copo de leite ou fatia de pão. Esta é uma quantidade que ajuda a repor o sódio perdido.

 

 

Concluímos que as cãibras estão associadas a mudanças nas concentrações séricas de eletrólitos ou nas alterações na hidratação.

 

 

Avaliação física por bioimpedância, perder gordura não significa perder peso!!

 

Hoje em dia muitas pessoas que fazem atividade física não se preocupam em realizar a avaliação física para  acompanhar a evolução das mudanças do corpo.

 

Tão importante quanto perder peso é diminuir a massa gorda, e fazendo a avaliação física periodicamente, esse resultado pode ser visto, seguindo  um bom treinamento e uma boa alimentação. A avaliação física determina os objetivos  iniciais de cada pessoa, limitações e mostra os fatores de risco de cada indivíduo. Para uma boa avaliação física temos de analisar muitas variáveis: antropométricas; composição corporal; análise postural; avaliações metabólicas e neuromusculares; avaliações nutricionais, psicológica e social. O organismo do ser humano é constituído por várias partes organicamente diferenciadas, dentre elas a composição corporal.

 

Realizar um teste de composição corporal significa quantificar os principais componentes do organismo humano assim como: ossos, musculatura e gordura corporal.

 

Essa composição é dividida basicamente em massa magra e massa gorda.

 

Existem diferentes métodos para avaliar a composição corporal, dentre eles a análise de bioimpedância, feita na AVALIAÇÃO FÍSICA.

 

A análise de bioimpedância é um método seguro, feito através de uma corrente elétrica imperceptível e calculado a partir do peso e altura da pessoa. Possibilita medir os percentuais de gordura que estão debaixo da pele e entre os órgãos, massa magra e água corporal. Fazendo com que sua avaliação física fique mais completa e com mínima chance de erro.

 

GABRIELLA PEREIRA VAINNA

CREF: 058044-G/SP

 

 

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Dicas de Saúde

 

Antes de praticar um esporte, há algumas regras que devem ser respeitadas. Qualquer esportista deve aprender a aquecer-se e alongar-se antes e depois de cada sessão. Ele deve prestar atenção ao seu corpo e medir sua frequência de treino. Ele deve hidratar-se corretamente para garantir o bom funcionamento dos músculos e encorajar seu desempenho. Finalmente, ele deve adotar um modo de vida sadio que inclui uma alimentação equilibrada, tempos de recuperação indispensáveis, além de boas noites de sono.

 

Praticar um esporte é sinônimo de treinar corretamente, de acordo com algumas regras primordiais. Domyos lhe fornece 5 dicas para auxiliá-lo a alcançar seus objetivos esportivos.

 

Aquecer-se corretamente antes do esporte

 

O aquecimento antes do esporte é indispensável. Ele permite aquecer os músculos e prepará-los para o esforço. Realizar alguns exercícios de aquecimento antes de qualquer sessão é importante: você aumenta suas chances de ter mais desempenho e, sobretudo, você evita eventuais lesões.

 

Alongar-se corretamente após o esporte

 

Sua sessão de esporte está terminando e você diz em pensamento: “viva as cãibras do dia seguinte!”? Uma solução existe para prevenir essas dores musculares: efetuar alguns exercícios de alongamentos logo após a prática esportiva. Desse modo, você evitará o resfriamento dos músculos, assim como o surgimento de lesões, de entorses, de tendinites…

 

Conhecer seus limites

 

Você está retomando uma prática esportiva e está mais do que pronto para superar-se? Tome cuidado, querer fazer demais pode conduzir-lhe para o pior! Prestar atenção ao seu corpo: eis uma regra a seguir. Memorize o que segue:

 

-Inútil querer bater recordes: não retome a prática esportiva num ritmo intenso

-Meça sua frequência de treino e alterne suas sessões: um dia alternado sobre três dias para começar e um dia sobre dois

-Não ultrapasse seus limites, nunca force e não tente ir rápido demais

-Diminua o ritmo e faça uma pausa caso você sinta qualquer dor

 

Hidratar-se corretamente

 

A água é o nutriente mais importante para nosso organismo. Os músculos são compostos por cerca de 80% de água. Uma boa hidratação aumenta o aporte sanguíneo no cérebro, traz nutrientes necessários para o bom funcionamento dos músculos e encoraja o processo de recuperação. Levando em consideração que o esforço físico faz você eliminar bastante água, você deve hidratar-se corretamente para evitar o surgimento de lesões, tendinites, cãibras, fadiga, hipertermia, distúrbios digestivos.

 

Você otimizará muito mais seus resultados esportivos e aumentará seu desempenho.

 

Bons hábitos de saúde

 

Para praticar um esporte em boa forma, pense em adotar um modo de vida sadio! Uma alimentação variada, rica em frutas e legumes participa de seu equilíbrio e de uma saúde de ferro. Os açúcares lentos, tais como o arroz e macarrão, fornecem-lhe os aportes energéticos necessários antes de você praticar sua atividade esportiva. Adapte sua alimentação à sua atividade e intensidade.

 

A qualidade de seu sono é primordial para praticar uma atividade esportiva. Repouse regularmente para começar com o pé direito!

 

O sono é reparador: bem descansado você terá um melhor desempenho na sua prática esportiva!

 

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Fundado em Em 1918 o Paulinense Futebol Clube, é um dos clubes mais antigos e tradicionais da RMC (Região Metropolitana de Campinas).

Nessa época o campo de futebol, era nas mediações da Igreja São Bento. Por volta de 1920 mudaram para perto do Fórum.

Em 1947 o Sr. Antonio Pazetti doou a atual área, e em 1950 o nome passou para Associação Esportiva Paulinense (AEP).